domingo, 30 de agosto de 2009

Relação de amor ou ódio?

[ 1° post em New (formatado) Pc! Aíquetudoisso :D ]

Esse mundo moderno privilegia a imagem e a rapidez das informações – a tevê, o fax, a internet. Quase não há espaço para a leitura, para o estudo da Literatura. Literatura é a “arte da palavra”, é estudar uma história, é compreender a evolução do pensamento, dos sentimentos humanos através dos tempos.

Antes de expressar qualquer opinião, é preciso que se diga que não se deve tratar os jovens de uma forma generalizada, pois cada jovem representa uma individualidade, de contextos e idéias diferentes. Sendo assim, não se pode dizer que nem todos os jovens não se interessam pela leitura, mas sim mostrar alguns aspectos que contribuem para que um jovem leia com maior ou menor freqüência.
Entretanto, a aversão à leitura é devida aos livros, que em sua maioria, têm uma linguagem muito difícil– Cultismo literário- de compreender, e esse motivo já é suficiente para fazer os adolescentes cansarem e perderem a vontade de ler. Afinal, o que adianta ler e não entender nada!

É importante ressaltar a Mídia, ao assistir um filme baseado no livro que seja bem produzido, no final dá aquela vontade de ler o livro. A ação de ler e compreender fica mais fácil em livros de ficções e histórias contemporâneas, em que o código não demonstra dificuldade em ser lido ou entendido, acontece muito em: “Harry Potter”, “O pequeno Príncipe” ou “ Turma da Mônica”.

“Pesquisas mostram que os jovens não têm o hábito da leitura”,” essa juventude não demonstra interesse pela a leitura ou literatura”, os trechos em aspas são famosos na boca do povo, nos trabalhos de Fim-de-Curso, em vários artigos sobre a educação. Fato: o ato de ler já não é mais o mesmo entre os “futuros de amanhã”, devido à grande revolução tecnológica que nos permite conhecer o livro através de inúmeras possibilidades como a telinha do cinema ou a internet.

É de extrema importância enfatizar que a arte da leitura é fundamental para o conhecimento. A leitura de um simples jornal diário nos faz questionar sobre o que acontece ao nosso redor, tornando-nos cidadãos mais críticos e conscientes. A literatura universal é extremamente capaz no que diz respeito ao ensino de lições através de suas palavras e frases, que podem ser transmitidas às gerações futuras. Ler uma obra agradável é a alavanca para mergulhar de cabeça no incrível mundo dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário