sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cada um de nós cria suas boas oportunidades.

A vida. “A vida é uma caixinha de surpresas”, já dizia o grande Joseph Climber. Viver é aprender, viver é aproveitar. Viver é curtir, viver é Amar! Viver é chorar. Viver é temer. Viver, apesar de mais triste que seja, é viver o real. Sair para a tal Matrix. Reconhecer a vida é reconhecer seus limites. Saber lidar com seus reagentes como escolha, e futuros produtos como conseqüência.
Viver não é fácil, às vezes nem sempre difícil. Mas há quem conte seus medos. Seus temores. Seus anseios. Você tem medo? Medo do fracasso? Dos outros? De crescer? Da mudança do futuro? Apesar do medo, vivemos com tantas preocupações tal ponto que dizem que vivemos numa Era dos Temores. Não precisa ser assim. Podemos aprender a lidar com nossos medos. Não é fácil, mas não é impossível. Dica: um plano “B” é sempre bem-vindo antes de encarar a vida de forma uniforme e bilateral Descole um logo.

“Frustrado” não é nenhum bom adjetivo. Não fica bom para qualificar você ou alguém querido. Porém, há, sempre, um dia daqueles. Aquele que você se sente um lixo, totalmente orgânico. Sabe que em lá, a vida não te deu boas oportunidades de começar o dia, e, em série, tudo começa a dar errado. Aumentando o nível do stress-emocional e da situação de ser antipático não responder ninguém na rua que diga: bom dia! Fato, uns dos maiores caso que nos deixa frustrados de verdade, é quando colocamos Grandes expectativas nas coisas. Nos nossos rumos. Nos nossos desejos. Quando queremos algo aos montes, colocamos aos montes em dobro de quantidade de expectativa no objetivo. O problema é quando vemos que não era tudo aquilo que queríamos ou pensamos, desejamos. Deixando-nos down, bad, acabados. Frustrado! Saber administrar nossas esperanças e perspectivas diante da vida pode ser uma boa forma de lidar com as frustrações que, invariavelmente, vão surgir em nosso caminho.

Tá! A vida é um pouco complexa. Na verdade, tudo é complexo. Da estrutura subatômica até o mais alto nível de organismo. Saber viver é complexo, claro. Como passar por cima desse complexo todo? Simples, oras! Reescrevendo a história da generosidade – um de nossos valores mais importantes. Sabe aquele que você recorrer nas horas do aperto? Então. Seja generoso com ele, na hora de aperto dele. Batata! Ele será contigo. Assim que tocamos a vida. Estar disponível ao outro demando uma atitude de carinho. De responsabilidade. E claro, de amizade. Fraternidade. Às vezes até de irmandade, não? Alguns insistem em fazer tudo só. Sofrer só! Chorar só. Errar só. Se fosse para vivermos sós, Deus não criaria Adão e Erva, somente Adão. Por que da repetição dos mesmos erros? Sabemos que vamos sofrer por isso, mesmo assim continuamos na auto-sabotagem.

Coragem de enfrentar a vida, de vencer o concorrente, de entrar na batalha, de lutar, de comer frituras, de dançar em público, de jogar tudo pra cima para iniciar um novo amor? A vida, inevitável, coloca-nos em labirintos, labirintos de várias situações e complicações com efeitos e conseqüências diferentes, algumas já conhecidas. Grandes obstáculos são impostos em nossa frente, tem coragem de difratá-lo? Se sim! Vá! Faça! Você pode ter mais ímpeto para enfrentar com a alma limpa a luta diária pela sobrevivência. E, seu quiser mesmo, vai conseguir. Se não: a esperança é a ultima que morre. A ultima que se vai quando a luz de nossas velas estão ainda, por mais fraca, acessas.

Para quem quer viver mais e melhor: saiba que a vida pode tudo. Faz de tudo. Acontece de tudo. Ela é tudo, é o destino. Lutar contra ela, pode não rolar. Mas agora, ir junto a ela, do ritmo dela. As coisas podem fluir melhor. Fazer com gosto o que tem de ser feito. Fazer com estilo. Sem empurrar com a barriga. Não entre no círculo vicioso de adiar a VIDA! Brinque com ela, divirta-se com ela. Aproveite com ela e ela. Seja ela! Acredite: o monstro é feio, mas não morde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário