domingo, 25 de abril de 2010

O diálogo.

"-Um monólogo com você? Prefiro um diálogo comigo mesmo!"

Hoje quem posta não sou eu, e sim comentários de terceiros, isso tudo porque percebo que no mundo atual, tão veloz, as pessoas perderam a capacidade e ou habilidade do diálogo. Considerando que a vida é um conjunto de interações, o diálogo faz parte de sua essência.

Vamos nós:" O diálogo, a comunicação, a abertura dos corações, seja sintoma, seja causa, merece atenção especial, pois pode ser remédio para todos os males, uma vez que ele permite a unificação de ideias, dos sentimentos, dos sonhos e também, é claro, de mágoas, que só podem ser resolvidas se forem bem claras, evidentes".

"Saber dialogar é mais que saber falar. Dialogar pressupõe ouvir e analisar antes de responder. Dialogar é saber escutar sem julgar, sem tomar posição imediatamente. É saber respeitar, incluir, usar filtros mentais adequados. Dialogar é não tomar partido, definir, que estar certo ou errado, não excluir aquilo que não faz parte da minha vida pessoal..."

"Dialogar é prestar atenção, é uma religação consigo mesmo, com o outro, com o ambiente, com a natureza".

Ééé... Galera, em outra palavras, a gente só estará preparado para viver em sociedade, para usufruir dela e para colaborar com ela, quando souber organizar suas ideias, quando tiver habilidade para explicar-la e, claro, quando estiver pronto pra ouvir o outro, diz Mussak.

Ian Willmut fez uma comparação que acho super válida:"Os genes não operam isolados, eles estão em diálogo constante com o resto da célula, que, por sua vez, responde sinais de outras células do corpo que, por sua vez, estão em contato com o ambiente. Quando esse diálogo não acontece, os genes saem de controle, as células crescem desorganizadas e o resultado? Câncer".

Então: não, o diálogo não perdeu toda sua importância nesse mundo rápido, globalizado, tecnológico, nano, cibernético, blogueiro ou twitteiro. Na verdade, ele vem sendo menosprezado por quem acha que ele não tem importância no mundo "moderno", concorda Mussak.

E você, há ainda diálogo no seu mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário