domingo, 22 de novembro de 2009

Nação Planeta




Chega até ser clichê, ou um livro de como "humanizar", porém quando escutamos sobre a nação, logo pensamos nos termos : "ajuda mútua"; "solidariedade"; "humanização"; "amor ao próximo". Fato, sabemos que o atual cotidiano dentro do fluxo de informação dificulta a noção de nação.

Nação é além de um conjunto organizado de indivíduos. Nação é um conjunto de seres que dividem a cultura, o espaço, algumas características físicas e psicológicas. Exemplo disso são os Humanos, os "sapiens", os "sapiens" das guerras, das lutas, das injustiças e dos preconceitos.

Mesmo existindo aqueles que perturbam o equilíbrio natural, social, econômico e sustentável, formamos uma nação, ainda fraca, já que necessitamos de um controle maior - o Estado - para manter a segurança, a ordem, a lei.

Para evitar a quebra da ordem, adotamos o modelo "Contrato Social", o qual impõem uma série de valores éticos e morais, como solidariedade, respeito. Esses são os valores que compõem os humanizadores, esses que lutam contra os valores negativos - ira, injustiça, preconceito, infidelidade e inveja. Embora, ainda aprendendo a crescer de forma saudável, sem violência e sem discriminação, fazemos parte de uma nação, nossa nação: Planeta Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário