terça-feira, 13 de outubro de 2009

[Eu, você, nóS2] - L'amoureuse-

Amor Pictures Photo Sharing Funny Pics
[Antes de mais nada, dedicar esse momento, essa bela coletânea, com muito carinho, aos meus amigos: Amauri, Bruno, Guid e Nah. Amo vocês!]

Gostar, apaixonar, amar. Graus da elevação de um sentimento básico, muito básico por sinal. Quem nunca amou alguém? Uma professora na infância, uma amiga de classe, um vizinho, um amigo ou talvez algum primo?

Segundo a querida Wiki:
"a paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio."
Para complementar a Wiki, já dizia o grande W. Shake:
Ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa.

Não te amo com os olhos que te percebem mil defeitos, mas com o coração que apesar do que vê adora se apaixonar!
O Dicionário Priberam classifica como:

  1. 1)Perturbação ou movimento desordenado do ânimo.
  2. 2)Grande inclinação ou predilecção!predileção.
  3. 3)Afecto!Afeto violento, amor ardente.
Donald F. Klein e Michael Lebowitz, do Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque, explica ainda mais. Para ele é muito mais complexo, sentir aquele aquecimento começa de dentro, na cabeça. Em resumo
"O chamado diencéfalo ou cérebro primitivo, comum a todos os mamíferos, intervém, através do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual.

O sistema límbico discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade (estar satisfeito) e inibindo o comportamento sexual.

A nossa sexualidade apresenta-se não apenas em nível dos estímulos (visuais,fantasias ,etc), como também na participação muito importante da emoção e sobretudo na aprendizagem. Algumas partes do nosso cérebro relacionam o ambiente e a cultura às nossas respostas sexuais. O resultado pode ter maior ou menor eficácia dando aos parceiros, maior ou menor prazer.Razão, fantasia, emoção e aprendizagem se misturam em nosso cérebro dando respostas curiosas no dia a dia sexual do ser humano."

[http://www.afh.bio.br/especial/paixao.asp]


Quem diria. Ao contrário que o Amauri possa pensar, NÃO! Não estou apixonado. Antes que você [Amauri] me ligue atrás de fofocas, pode esquecer, não tenho alguma. Só resolvi escrever. Estou carete, e bem carente antes de mais nada. Só na Próxima Britney Bitch eu viro alguém. Enfim: apaixonar é bem mais complexo, mistura uma série de hormônios, uma série de cascatas químicas. Podemos não sentir, mas acontece, e quando acontece, somos leves, doces, corajosos, sem noção. Assim como o Skooby quando come seu "Biscoito-Skooby". Todos precisamos sentir essa sensação boa que nem sempre pode ter um final feliz. Mas ela é muito necessária.

De fato, o ser humano não nasceu pra viver só. Por isso, as amizades. Com os amigo, acima de tudo, trocamos ideias. Segundo o Psiquiatra Flávio Gikovate: " nossos camaradinhas nos garatem um aconchego intelectual". -> Lembro do Bruno aqui o tempo inteiro.

No trecho a seguir, Liliane explica como distinguir Amor X Paixão.

"Sabe aquela emoção que enche o peito, faz ferver o sangue, palpitar o coração? Aquele sentimento que dá vontade de sair dançando e cantando "Singing in the Rain" no meio da rua? Sabe? Pois é. Isso não é amor, não. Pode ser muita coisa boa, menos amor. Talvez seja paixão, desejo de se fundir no outro, surto emocional ou até mesmo uma mistura explosiva de tudo isso. Amor não é. Prefiro dizer isso logo de cara porque muita gente já confundiu esses sentimentos, e não são poucos os poetas, compositores, dramaturgos e cineastas que insistem em chamar de amor essa sensação embriagadora. O amor de verdade, no entanto, começa depois do "The End" e é menos atormentado e impulsivo. Em compensação, é mais forte e profundo."

A paixão, obra do acaso, brincadeira dos deuses. Enfim, o amor é um sentimento cultivado com paciência, uma escolha que exige nossa participação ativa e consciente. Ele pode nascer da paixão, mas seguramente não possui a mesma natureza instantânea e efêmera."
É galera. Vou ficar no muro, não posso explicar o que é o amor, ou mesmo apaixão. A resposta tá dentro. Eu sei o que é, mas não sei explicar. Aposta que cada um sabe, mas é difícil se aventurar a explicar o que é, como funciona e como me influência a viver.

Bem, amar e apixonar é isso.

Quer uma dica, para saber mais:
Uma história de Amor ... Com final Feliz, por Flávio Gikovate, MG.
Eles são simples, Elas são complexas, por Claudya Toledo e Alaúde.


Carla Bruni explica cantando como é ficar apaixonada em L'amoureuse.

"Parece que alguém convocou a esperança
As ruas são jardins, eu danço nas calçadas
Parece que meus braços se transformaram em asas
Que a cada instante que voa eu possa tocar o céu
Que a cada instante que passa eu possa comer o céu

Os sinos estão pendurados, as arvores perdem a razão
Elas caem sob as flores no mais ruivo do outono
A neve não derrete mais, a chuva canta suavemente
E mesmo os postes parecem estar impacientes
E mesmo as pedras se acham importantes

Porque eu estou apaixonada, sim eu estou apaixonada
E eu tenho nas mãos a coisa mais importante do mundo
Eu sou amada, eu sou a tua amada
E eu canto pra você a única coisa do mundo
Que faz existir valer à pena
Que faz existir valer à pena

O temp parou, as horas são voláteis
Os minutos se agitam e o tédio faz naufragar
Tudo parece incerto, tudo trinca sob o dente
E o barulho da tristeza lentamente se afasta
E o barulho do passado simplesmente se cala

Oh, os muros mudam de tijolos,
O céu muda de nuvens,
A vida muda de maneiras e as miragens dançam
Me disseram que viram o destino se mostrar
Sem demonstrar, parecia que ele devastaria tudo
Ele tinha a tua aparência, a tua maneira de falar"


Fiquem com Deus. Bela semana.
Bjosmeliguem e sucesso.
Love Pictures Upload Photos Photo Sharing

Um comentário:

  1. "Quem diria. Ao contrário que o Amauri possa pensar, NÃO! Não estou apaixonado. Antes que você [Amauri] me ligue atrás de fofocas, pode esquecer, não tenho alguma."
    Nossa..... Pq euuuuuuuuuu:?????
    =/
    Quem lê acha que sou uma Maria fofoqueiraaa! eheheheheheh
    Credo! Sem falar nada ouviu [André]!!!! >D
    Msm que fosse ***A FOFOCA***, não iria te ligar, até pq cai na real de não pertubar qd uma pessoa não quer falar. =) Eu aprendo depois de algumas vezes. ;)
    é. Eu sei... Radical? Só um tiquim! Novas mudanças em minha vida!
    Apesar disso.... Tb lov you... Só pq vc paga minha gasol... Zoaaaa... O que eu seria sem vc criatura carente da minha vida. Nossa. Quase um texto. ehuehuheueh

    ResponderExcluir