quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O multiculturalismo

Oie povo, tudo bem?

Então, hoje eu estava lendo algumas coisas sobre o preconceito, e aí vi esse termo: O multiculturalismo, de primeira fiquei na dúvida, e reli, até que o termo se torna mais um pouco fascinante.

Segundo o Dicionário de Termos Literário, ela apresenta o  multiculturalismo: Noção polêmica que se encontra associada a questões de origem sexual, raça, etinia, diversidade e diferença cultural, que envolve estratégias de desfamiliarização e uma narratologia crítica, bem como atitudes, discursos e políticas de descentração, em contextos sociais, políticos, educativos e culturais. O multiculturalismo implica basicamente a transição de uma cultura comum ou homogênea para culturas, visando a inclusão dos racial e sexualmente excluídos... 

Não tem como falar  do Multiculturalismo sem pensar no preconceito.



"Para começar, não tenha preconceito de discutir o preconceito. Pergunte ao melhor amigo, seu amor, sua mãe: “Preconceituoso, eu?” Ninguém admite. Na nossa sociedade multicultural, relativista – e, especialmente a brasileira, de conflitos cordializados –, não pega nada bem a ideia de uma prevenção contra pessoas, ou grupo de pessoas, somente por causa de uma característica de nação, gênero, raça, religião, aparência ou preferência sexual, intelectual, esportiva ou fashionista (ok, admito que olho feio quem usa Crocs)."

OBS: eu também tenho preconceito ao Crocs =/

Ética é a área da filosofia que estuda o comportamento humano. Portanto, um problema ético de grande relevância e interesse é o preconceito, uma vez que se trata de um comportamento que cria vários problemas práticos para o ser humano. Para o filósofo, ou melhor, no âmbito filosófico, para se tratar do tema, a primeira questão a ser levantada é: o que é ou em que consiste o preconceito?

 "Admitindo-se o preconceito como componente irracional, a única maneira de combatê-lo seria partir de um critério igualitário: todas as torcidas têm o mesmo peso. Seria possível torcer por meu time e entender o que se passa na cabeça do torcedor rival? Eliminar o preconceito contra o outro o tornaria igual a mim? Se olhar o outro por suas próprias lentes, deletarei minha perspectiva como única e superior às outras? Essa concepção idealista é o “relativismo cultural” ou “multiculturalismo” – correntes de pensamento que partem do princípio de que devemos aceitar todos os outros comportamentos por mais desviantes que pareçam em nossa sociedade".

Nos persegue, não adianta mesmo dizer que você não tem, em alguma medida todos nos temos, o que é triste. Mas agora, por que aquilo que é diferente nos incomoda tanto?
A incrível pergunta vai continuar durante um bom tempo, então galera, vamos AMAR MAiS!! All WE NEED is LOVE
"Come what may
Come what may
I will love you
until my dying day"



Galera, desculpa hoje, não fiquei muito inspirado pra escrever, e aí ficou meio feio. Na próxima vou melhorar, noix!







Nenhum comentário:

Postar um comentário