terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prazer, já!

Existem várias fórmulas de prazer: aquelas com álcool, amores, doces, saídas, viagens, uma vista da paisagem, uma lembrança, uma vista de futuro, um perfume, uma flor, um abraço, um carinho, um presente, uma noite de sono bem dormida, um amigo companheiro...

Entre as várias formas de ter prazer, alegria, um bem estar, o que te deixa feliz? Não sabe? Faça um teste, pegue papel e caneta, anote tudo que te deixa feliz. Qualquer coisa do tipo uma viagem para o exterior ou a troca de tapete na sala. E depois olhe, pense. Você, provavelmente ficará admirado com que escreveu, não só com os itens reunidos na lista, mas também com o fato extraordinário de que não inclui quase nenhum deles em sua vida.

Sabe o que me deixa mais feliz, você, meu amigo, meu companheiro, meu irmão. 
Tom jobim diz em sua música:


Eugênio Mussak completa: quando se tem alguém ao lado, tudo fica mais fácil, mais seguro, mais completo, mais divertido, porém não pode ser qualquer alguém, tem de ser um alguém a quem se possa, sem medo de errar, chamar de companheiro(a). 

Companheiro é uma palavra que vem do latim cum panis e refere-se a alguém com quem dividimos o pão. Companheiro é uma pessoa em quem confiamos o suficiente para sentar junto à mesa e compartilhar uma refeição, esse momento que não alimenta apenas o corpo, mas também a alma. O simbolismo de se alimentar com alguém é imenso, pois pressupõe que você está em sintonia com essa pessoa e olha junto com ela para o futuro – afinal, quando nos alimentamos criamos a esperança de continuar vivendo, de não morrer, de termos um amanhã.

Como não nos alimentamos apenas de pão, mas também de ideias, saberes e planos, ter um companheiro significa compartilhar esse conjunto de coisas – tudo o que nutre nosso corpo, nossas emoções, nossos pensamentos e, principalmente, nossos sonhos. Se essa plenitude é possível com a pessoa que está ao seu lado, acredite, ela pode sim, nesse caso, colaborar – e muito – com sua felicidade. E então, parodiando o maestro: enquanto a noite vem nos envolver, é muito bom estar ao lado de um companheiro(a).



Toca aí Amigão


Então, o que me deixa muito feliz, e tá na minha lista e sim, [graças] freqüente em minha vida são os meus amigos. Esses estão para apoiar, gritar, puxar a orelha quando preciso, concordar, discordar, aceitar sempre, ou tentar. 

         Esses são bem companheiros


Aliás, esse assunto também foi tema da mitologia e da poesia, ou de ambas ao mesmo tempo. Uma das mais belas abordagens é aquela em que um anjo pergunta a Deus por que Ele havia criado os homens com “aquele defeito”.


"- Que defeito? – perguntou o criador, com brandura.
- Bem – disse o anjo -, eu reparei que as pessoas só têm uma asa, e não duas, como nós, e sabemos que são necessárias duas para voar. Então parece que eles nasceram defeituosos.
- Acontece, querido anjo – explicou Deus -, que cada homem e cada mulher tem, sim, duas asas, só que uma está consigo e a outra está em outra pessoa. Eu os fiz assim para que eles aprendessem a voar em pares e assim conseguissem chegar mais alto.
- Além disso – continuou o Todo-Poderoso -, dessa maneira eles também aprenderão a respeitar e a cuidar uns dos outros. Qualquer pessoa que magoe outra poderá estar machucando sua outra asa, e assim ficará impedida de voar. Só pelo amor, nunca pelo ódio, se aprenderá a voar pela vida, aproveitando toda a maravilha que ela tem para oferecer."

E ainda digo mais, os valores individuais, nada são importantes quando se tem o valor do coletivo. 

Sabe, um outro item da minha lista, quem nem sempre é possível, é poder conversar mais ao vivo com quem eu gosto. Eu quero é poder assumir a responsabilidade sobre minhas e suas expressões dentro dos nossos relacionamentos. Assim que vamos compreender melhor o diálogo. As novas tecnologias me cortam esse prazer, até porque sou um adapto a elas, e sempre julgamos não ter muito tempo para parar e tomar um chá em uma tarde, esse mundo tem facilidade de nos impedir isso. É preciso entender que os meios de comunicação podem mudar o modo de como nos falamos, mas não vamos deixar de falar por causa deles.
Estamos conversados então?

Amo vocês.


Bem é isso. E sua lista, como é?  









Nenhum comentário:

Postar um comentário