sábado, 5 de dezembro de 2009

"Ah Nem" ou Enem ?




Sábado, 5 de Dezembro de 2009.





O MEC fala:
Quem está terminando o ensino médio, além de decidir a profissão e estudar muito para o temido vestibular, terá que fazer a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio, que agora tem um peso muito maior. No futuro, o Enem deve se tornar um vestibular unificado para todas as 55 universidades federais. “O Enem, desde 98, tem sido apresentado como um instrumento de seleção para muitas instituições. A proposta é que todas as universidades federais adotem o Enem em suas seleções”, disse o professor Heliton Tavares, diretor de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação da prova do Enem.

Por que as questões do Enem aumentaram tanto?
“A proposta atual está muito mais próxima dos alunos, mas precisávamos nos aproximar muito mais dos concursos. Por isso, decompomos a prova em áreas. O tempo de três minutos por questão é totalmente viável. Fizemos um estudo técnico e chegamos a 180 questões. Na versão anterior, contava apenas o número de acertos. Hoje consideramos o nível de dificuldade de cada uma das questões”, disse Heliton.

Eu falo:

Então, quais a expectativas para o Futuro? O Futuro dependente da Prova que "tenta" medir os padrões péssimos de conhecimentos educativos, escolares dentro das Ciências, Códigos e Linguagens naturais, científicas e humanas. O quê mais esperar do famoso exame que tem como questões taxadas "questão tipo Enem essa" ou seja, questão boba, que não avalia seus conhecimentos, e sim aborda a capacidade de leitura, compreensão e léxica.

Afinal, temos noção sim que o Exame Nacional tem um objetivo bom, principalmente no sentido de ajudar os vestibulandos. É difícil acreditar no potencial da prova, logo mesmo após o seu primeiro roubo. E, consecutivamente, o falso roubo do Gabarito da prova II o qual foi divulgado na internet ontem, pela tarde, causando confusão e medo em várias regiões e, claro, preocupando o MEC/INEP, que agiram rápido contra as falsas manifestações.

Acredito sim que algum dia, dentre a realidade de meus filhos, o Exame seja considerado, seja feito com vontade da parte da população em geral e de quem organiza a prova. Falando de quem organiza a Prova, simples. Quem conhece bem o CESPE, reconhece alguns itens similares a prova de Códigos e linguagens idênticos. Por que será que a prova na UnB também se chama Linguagens e Códigos Sociais? Por favor, não seja ingênuo. É visível que o Cespe entra por trás do Exame, comprovado via palestra do Diretor do INEP que teve ano passado em Brasília sobre o Enem. Quer mais, palestras em vídeo dos diretores COCs . E claro, por que o Neto falou também.
A UnB, caros irmãos, é mais. Ela sabe como agir, como pensar. Sabe como articular bem, não é à toa que sua comissão faz os concursos mais bem feitos, e dignos de um verdadeiro aprovado. Lá não se faz quando tem dúvida, só quando tem certeza. E outra, ela assume o erro, difícil, mas assume. Conheci a realidade dos outros estados. Hum!? Tenta vê se algum é anulado, né? UFU? Né UniMonstes? Né UFG? Né UFMG? Né Juiz de Fora? Né Viçosa? Precisa de mais? Acredite, UnB ainda é uma boa opção.

Sério, não querendo estragar mais a prova e sua importância que reconheço. Porém, como uma prova única pode ser feita em mais dias? Ah nem! A prova será aplicada em outro dia para os "presos", gente! Helloooo, eles podem muito bem fazer no mesmo dia. Claro, vamos facilitar mesmo a divulgação de gabaritos, até por que não existe meios de comunicação que possam ajudar-los a conseguir, você já viu algum preso com Cel ou Net na prisão no Brasil? Eu não, que isso...

Notícias em que o Brasil divulga sobre o ENEM... Sério, não é porque sou mal não, mas gente... POR QUE DIABOS NINGUÉM LER O QUE TÁ ESCRITO NO PAPEL VERDE???? E outra, todos sabem que concursos nacionais com certa relevância seguem o horário de BRASÍLIA, PORRA! Eu não sou mal, mas existem coisas que indignam o meu pobre e pequeno coração gelado. Quer ficar também indignado? Leia: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/12/05/ult1811u480.jhtm <-Azar o dele, já fiz prova da UnB sem luz, na poça e tentando usar calculadora à luz da vela. Olha, ainda estou vivo? Sópode ser mágica!

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/12/05/ult1811u484.jhtm <- Querido professor Augusto César, 1º ano, quase um ditador, fez me entender que tudo que é fácil, nem sempre pode mostrar bons resultados. cuidado. Mas que tinha questão "enem" tinha...
Olha essas alternativas : 1) Kepler estudou o planeta Marte para entender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha em 1600. Deve ter sido mesmo viu? Porque a Alemanha nasceu mesmo antes dessa data. :P

2) As feiticeiras representaram séria ameaça à sociedade, pois eram perceptíveis suas tendências feministas. Certo, essa dói, e dói muito.Quando eu a li , chorei de ri, nossa, o sono que tinha voou fácil. Desculpe...

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4141436-EI8398,00-Alunos+chegam+atrasados+perdem+Enem+e+arrombam+portao+em+BH.html <- Por favor... Qualé a cidade que cada dia mais cresce? BH? Duh!!! Se você, morador de BH não sabe disso, credo. Desculpe... Mas vai estudar. Tendo em vista sua cidade, que admiro e gosto muito, por que não saiu mais cedo??? Alooouuuuuuuuuuuuuuuuuuuu vizinha... Murphy mora ao nosso lado. #faley.

Cúmulo da falta de atenção para minha pessoa.
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4141639-EI8398,00-Estudantes+de+Manaus+pedem+cancelamento+do+Enem.html Essa aqui, gente, sério... Como uma persoa dessa existe? Que falta de atenção, misericórdia. Imagina, esse sendo seu futuro médico... "Opâ, esqueci a gaze lá dentro!", ou "Acho que amputei a perna errada".

Esse Enem foi sacanagem. Além de existir as 90 questões, todas viam com textos. Ou seja, lemos 90 textos. Mara, hãm?! Temos tempo de sobra mesmo. É fato que ele tenta estudar nossa capacidade de compreensão e de misturar os códigos na linguagem, mas eles esqueceram de dizer que ele (enem) mede a Resistência também. Oh se mede. Que ódio! Ódio mortal dela, devo dizer.
Vamos vê o que o revanche do "ah nem" nos traz amanhã.






Nenhum comentário:

Postar um comentário