sexta-feira, 29 de julho de 2011

O poder do Chá.

Sabe, antes eu não costumava acreditar no poder farmacêutico do chá, mas depois que fiz uma matéria, aprendi a reconhecer seus efeitos, e melhor, passei acreditar nesse poder. Desde então, tenho me familiarizado com a hora do chá das cinco. Por isso, li alguns artigos famosos no mundo das Ciências, e quero compartilhar tudo.

Desde a pré-história, as plantas têm sido utilizadas como produtos terapêuticos. Em todo mundo milhares de produtos de origem vegetal são utilizados nas mais variadas formas como cataplasmas, infusão, macerado, filtrado, tinturas, pomadas, xarope, cápsulas e na forma in natura. O chá é uma das bebidas mais consumidas e mais antigas do mundo (Pereira et al., 2010). Além do que o chá tornou-se uma das bebidas mais populares no mundo devido não só ao seu sabor e aroma agradáveis mas também aos efeitos benéficos para a saúde.

É uma bebida de composição química muito variada e embora os efeitos benéficos estejam predominantemente associados ao seu teor em catequinas, o chá também é rico em vários minerais e oligoelementos essenciais para a saúde, como por exemplo, os fluoretos (Reto et al.,2008).Um dos principais componentes químicos presentes nos chás, os compostos fenólicos cuja característica estrutural comum que é a presença de um anel aromático hidroxilado, interage com as proteínas formando complexos, possivelmente inibindo algumas enzimas (Salunkhe et al., 1990). 

O uso de fármacos derivados de plantas medicinais movimenta um mercado importante, especialmente na Europa, Países Asiáticos e Estados Unidos. Este mercado se baseia em pesquisa básica e clínica, porém o uso cotidiano sem respaldo científico é ainda maior (Lima et al., 2008).Estudos demonstraram que o chá verde tem efeito protetor contra diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares (YANG & WANG, 1993; HIGDON & FREI, 2003), possui propriedade antialérgica (SHIOKAZI et al., 1997), antiesclerótica (MIURA et al., 1994) e antibacteriana (HAMILTON-MILLER, 1995), além de ser rico em minerais e vitamina K (MANFREDINI et al., 2004). O chá preto possui ação contra os radicais livres, tem potencial anticarcinogênico e antimutagênico (LIANG et al., 1999; CATTERALL et al., 2003) e capacidade para reduzir doenças cardiovasculares (DUFFY et al., 2001). Outros benefícios foram apontados em recente revisão elaborada por KHAN & MUKHTAR (2007). Por essas razões, atualmente, o chá é considerado um alimento funcional que, se consumido no cotidiano, pode trazer inúmeros benefícios à saúde humana (KHAN & MUKHTAR, 2007). 

Em contrapartida, alguns estudos evidenciaram efeitos danosos do chá à saúde, relacionando alguns de seus componentes orgânicos ou metais com neoplasias malignas (TAKAHASHI et al., 1992; SCHÜLLER et al., 2004), problemas renais (JACKSON & HUANG, 1983), Mal de Alzheimer (WALTON et al., 1995), anemia (ROSEN, 1992) e fluorose dental (CAO et al., 1997).

Como vários autores disseram, quem sou eu para não acreditar. O poder existe, é bom e saudável, isso é não discutível. Então vamos tomar um chá, porque não? Apesar de saber que o chá industrializado perde muito da sua força, concentração, gosto muito de comprar os prontos, tipo o do chá Leão, e quando eu faço a infusão, leio atrás da embalagem, e sempre gosto de ler o que eles escrevem, vou compartilhar. 

ERVAR DOCE

O ritmo do chá Erva doce é suave, cadenciado, macio. Gostoso como ficar sentado na sombra, vendo o dia passar. Doce desde o nome, a erva doce não precisa se impor. Ela cativa. porque a erva doce tem aquela delicadeza sutil que ninguém é bravo o bastante para resistir. 

CHÁ VERDE

Esse tem o ritmo surpreendente. Aquele própio da juventude, quando vale a pena. Do oriente ao Ocidente inspira quem estiver por perto a cuidar do corpo, da mente e do meio ambiente. E tudo isso de um jeito equilibrado, sem ser radical. 

CHÁ DE MORANGO

O ritmo do Chá Morango é elétrico. Culpa do docinho com o azedinho que acabou em curto-circuito e deixou o morango sem pudor.Parece uma criança que pode e quer tudo. O morango pulsa. É alegria espontânea, dessas que, assim de repente, enchem a casa sem a gente perceber.

CHÁ DE MAÇÃ

Esse possui um ritmo sedutor, é insinunate por natureza. Na forma, no cheiro, no sabor, em tudo ele envolve. Chama para pertinho. A maçã gosta e não tem medo de atenção. vive bem com mil olhares em cima. E, sempre que pode, ainda dasafia: quem me prova quer a toda hora, todo o dia.

CHÁ BOLDO DO CHILE

Segue em um ritmo tranqüilo. Não corre, não provoca, não agita. O Boldo-do-Chile espera. Aguarda em vigília porque sabe que alguém vai precisar dele um dia. Amigo fiel, íntimo, é um porto seguro. Está ali para o que der e vier. Compreensivo, sempre olha e diz “Tudo bem, vai passar. Daqui a pouco você esquece isso”.

CHÁ CAMOMILA

Chá  Camomila é assim mesmo, fala baixinho, saboreando calmamente cada palavra. Para ele, rápido é coisa que só acontece em filme de ação. Se o mundo passasse em câmera lenta, a Camomila ia ficar feliz, tão feliz que ia passar a tarde inteira na rede. Indo e vindo, até o dia cair bem tranqüilo”.

CHÁ PRETO

Chá Preto não pára. Não tem jeito, o ritmo dele é assim. Vai pra cima, não olha pra trás, ta sempre ligado em tudo. Com ele a vida é pra já, o amanhã tem de ser hoje. E, se cada dia tem 24 horas, o chá preto às transforma em 100”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário